segunda-feira, 28 de maio de 2012



FILME FREUD ALEM DA ALMA.


Esse filme, relata o desejo de  Freud em compreender o funcionamento do psiquismo humano. No início de seus estudos, sob a influência de Charcot e Breuer, Freud formula a teoria do trauma, através da qual postulava a origem dos fenômenos histéricos em um episódio de sedução que teria ocorrido na infância e que viria a adquirir valor traumático na vida adulta mediante a vivência de situações que recordariam as lembranças ocultas pela repressão.
Nesse tempo de pesquisa Freud observou que algumas pessoas tem comportamentos diferentes e que muitas delas não se permitem se hipnotizar. Como era o caso da senhorita Ana O., encarnada em alguns momentos pela personagem Cecily no filme. Não conseguindo hipnotizar Cecily na primeira sessão, Freud é levado a descobrir o método de associação livre, em que a paciente narra tudo o que vem à cabeça, sem censura. Ao decorrem da trama Cecily relata que foi abusada sexualmente pelo seu pai,  logo Cecily volta atrás e  através disso Freud , inaugura-se a importância da sexualidade infantil e do complexo de Édipo na estruturação do psiquismo humano. Esse filme é um verdadeiro estudo sobre a mente humana, o comportamento humano é algo inusitado, podem existir uma determinada verdade na mente de um individuo, mas  por trás dessa verdade pode está apenas uma fantasia, através das analises de Freud, ficou possível perceber o quanto a mente humana é perigosa, muitas vezes tem que se ter muito cuidado, nem tudo é a realidade dos fatos e só se descobre isso através de muita analise.
E o mais importante é não subestimar os seres humanos, até mesmo pessoas muito próximas a nos podem ter comportamentos estranhos  que podem  nos prejudicar, tudo isso está além do que podemos enxergar. No nosso dia-a-dia temos vários exemplos de fatos que muitas vezes não fazem sentido,filhos matando pais, pais matando filhos entre outras coisas,as vezes alguém chega até um fator para isso, talvez condições financeiras, mal tratos,mas as vezes não existem esses fatores e a motivação para esses crimes ficam uma verdade incógnita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário