CULTURA
ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais,
princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima
organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem
seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.
Cultura pode ser definida como um modelo de
suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a
experiência para enfrentar seus problemas.
PRECEITOS
A cultura organizacional envolve
artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e
pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que
são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos,
que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.
§
Preceitos (implícitos ou
explícitos)
Normas, regulamentos, costumes,
tradições, símbolos, estilos de gerência, tipos de liderança, políticas
administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho.
§
Tecnologia (instrumentos e
processos utilizados)
Máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de
trabalhos.
§
Caráter (Manifestação dos
indivíduos) como que o indivíduo se comporta diante da sociedade.
Participação, criatividade,
grupos informais, medo tensão, apatia, agressividade, comodismo.
Essa mesma cultura pode aparecer
nas organizações de duas formas distintas. Como um subsistema que se liga à
estrutura, à estratégia, sistemas políticos e técnicos, ou ainda como uma
superestrutura que determina todos os demais componentes. Alguns dos
componentes da cultura são de origem histórica, do ambiente e território em que
ela se situa, de crenças e pressupostos (mitos,
ideologias, etc.), de regras, nomes e regulamentos, do processo de comunicação
(linguagem), de ritos, rituais e cerimônias, de heróis e fabulas, ou ainda
de produtos e serviços com que está envolvida.
Existem diversas funções que a cultura pode exercer dentro de uma
organização: ela define os limites, a coerência nos atos dos empregados; dá aos
funcionários uma sensação de identidade, de pertencer a algo grande, amplo e
sério, trazendo motivação e ainda fazendo-os se comprometer com interesses
coletivos; reduz a ambigüidade, determinando exatamente como os trabalhos devem
ser executados. Algumas vezes ela funciona até mesmo como um vínculo entre os
funcionários e a empresa, ajudando a permanecerem unidos através de normas do que
se deve fazer e dizer. Mas sua principal função é distinguir uma organização de
outra.
A cultura organizacional, assim como a gestão
das organizações,
modifica-se com o tempo, já que também sofre influência do ambiente externo e
de mudanças na sociedade. Entretanto, a cultura de uma instituição também pode influenciar essa
mesma sociedade.
Em sua formação existem os princípios básicos da administração, sua
filosofia e valores que indicam a direção para guiar procedimentos, para ditar
como as coisas devem acontecer. Outra forte influência na formação da cultura
de uma empresa é seu capital humano, seu pessoal. Cada indivíduo tem uma forma
de pensar, princípios e crenças diferentes. A junção dessas pessoas dentro de
uma mesma organização leva a uma condensação de todos esses pensamentos
diferentes, formando uma só cultura para todos se guiarem. A cultura dominante
tem uma visão macro da organização e trata apenas dos valores centrais.
Além desta cultura principal, existem também as subculturas, que podem
estar ou não relacionadas entre si, ou que podem até concorrer umas com as
outras. Elas podem ser geográficas, departamentais ou situacionais. Os valores
centrais da cultura dominante estão presentes nessas subculturas, porém são
incluídos valores adicionais e particulares de alguns grupos, equipes ou
departamentos.
A contracultura também existe nas organizações, e nada mais é do que um
movimento reacionário, por parte de um grupo pequeno, ou até mesmo grande, que
quer reagir contra os valores tradicionais, que está insatisfeito, e vive em
busca de mudanças e inovações na cultura atual.
Na formação da cultura há também uma forte influência dos fundadores da
instituição, que estabeleceram diretrizes culturais, e que são vistos com muito
respeito, ou até adorados, por grande parte dos colaboradores.
VANTAGENS
E DESVANTAGENS
Além de tudo isso, a cultura também ajuda na resolução de problemas
internos, diminui conflitos e diferenças, faz o controle da gestão, e
desenvolve uma imagem positiva da organização na mente de quem a conhece.
A única desvantagem que a formação de uma cultura organizacional pode
vir a trazer é se ela puder de alguma forma, impedir que a empresa progrida,
colocando obstáculos a mudanças, a diversidade, a fusões ou aquisições.
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